Por Karin Becker
Care Design Projects
@care_design_projects
Nos países onde a maior parte da população já foi vacinada, o retorno ao trabalho presencial é uma realidade.
Segundo uma pesquisa realizada em abril deste ano, 72% dos empregadores norte-americanos estão abertos ao modelo híbrido de trabalho.
Desde que se cumpra a carga horária de 20 horas semanais em modo presencial.
O novo normal parece ter se tornado híbrido.
No Brasil alguns setores já estão voltando às atividades presenciais e o modelo híbrido também está virando uma realidade.
Estamos ansiosos para reencontrar colegas e trabalhar mais perto da equipe, mas devemos entender as diferenças emocionais e as expectativas de segurança de cada um.
Pessoas perderam parentes ou pessoas queridas, outros possuem alguma questão de saúde, própria ou de algum parente, e vale lembrar que nem todos foram vacinados.
A disponibilidade de cada um voltar ao presencial também é diferente, nem todas as crianças voltaram às escolas e alguns dependem de transporte público para chegar ao escritório.
Como acolher realidades tão diferentes na volta ao ambiente de trabalho?
Com certeza o primeiro ponto é a segurança. Distanciamento social, uso de máscaras, qualidade do ar e adesão aos protocolos de segurança são muito importantes e são pontos que estão no nosso post: “O universo pós Covid”.
O segundo ponto é: o conforto no trabalho.
Trabalhando com o conforto holístico, onde levamos em consideração não apenas o conforto físico, mas também o cognitivo e emocional.
Após a vivência do home office os ambientes de trabalho não serão os mesmos.
Descobrimos que ainda falta ergonomia em casa, mas gostamos do acolhimento e ambiente caseiro.
Em casa temos maior controle de nossa rotina e onde podemos trabalhar em diferentes ambientes, desde a mesa de jantar até nossas camas.
Para atender esta nova demanda estão surgindo os multiespaços, com novas configurações de mobiliário e layout, alternando entre modelos abertos e fechados.
Espaços onde temos maior controle do ambiente.
O Google está desenvolvendo protótipos de mesas individuais que quando acionadas através do crachá, personalizam a altura da mesa, brilho do monitor, fotos de seus familiares e até a temperatura ambiente.
Com isso, criam escritórios mais modernos e ergonômicos, esteticamente bonitos e bons para a saúde.
Nos sentirmos no controle do nosso espaço físico traz grande segurança emocional. A necessidade dos espaços multifuncionais é cada vez maior, mobiliário e paredes deslizantes para se customizar cada vez mais o ambiente de trabalho.
O conforto cognitivo vem atender a necessidade de maior foco, muitas vezes difícil de se ter em casa por ruídos e distrações visuais.
Ter hubs de trabalho individuais e um bom tratamento acústico serão essenciais ao novo modelo de escritório, focar no bem estar das pessoas será fundamental.
Segundo pesquisa realizada pela Stellcase em diversos países, um dos maiores motivos de desejarmos retornar aos escritórios é a sociabilização, sentimento de pertencimento e propósito.
Veja aqui nosso post sobre a importância do verde no local de trabalho: https://valeflexgroup.com/site/o-verde-nos-ambientes-de-trabalho/
Para atender a esta necessidade de conforto emocional as empresas terão que repensar seus escritórios, não apenas como local de trabalho, mas também de socialização e valorização da cultura empresarial.
A transparência na sustentabilidade e ações sociais serão cada vez mais importantes(ESG) nesta nova modalidade.
Está cada dia mais forte um modelo híbrido de trabalho, que envolverá os dois universos: o offline e o online.
Com essa união, conte sempre com a Valeflex para ter escritórios modernos e ergonômicos tanto em casa, como no escritório da empresa.
A união do presencial e o digital (PHYGITAL), onde a tecnologia será imprescindível, e principalmente um modelo híbrido de lifestyle, onde a vida profissional e pessoal deverão estar em maior equilíbrio.
Confira nossos mobiliários aqui .
Gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário.
Entre em contato conosco por nosso WhatsApp.
Valeflex. Sinta-se bem, trabalhe melhor.
Deixar um comentário