De que maneira devemos preparar as empresas para melhor receberem seus colaboradores?

por Rosane Cordeiro

A Valeflex frequenta as feiras internacionais já a mais de 10 anos, com o compromisso de sempre trazer a seus clientes e especificadores as tendências de nosso mercado, o que nos credencia a formar opiniões e ousar um pouco em previsões, nos colocando mais próximos ao gargarejo do futuro.

Antes de nos aprofundarmos nos acontecimentos de 2020, façamos uma rápida reflexão sobre a evolução dos espaços de trabalho nos últimos anos…

2017

  • espaços especialmente preparados tecnologicamente, conectando pessoas em um só lugar ( o longe trazido para perto ), fornecendo ferramentas de co-criação para que todos possam contribuir e interagir rapidamente, empoderando equipes a gerar novas idéias;
  • a tecnologia cada vez mais integrada ao mobiliário, criando um ecossistema fluido e alinhado com um só objetivo: “sinta-se bem e trabalhe melhor onde quer que você esteja”;
  • e no contraponto de tudo isso, outro conceito muito trabalhado foi o do design biofílico, que traduz a necessidade do ser humano em se conectar com elementos da natureza… e assim o verde vai ganhando força dentro dos espaços de trabalho.

2018

  • a força de trabalho moderna busca espaços confortáveis
  • e inspiradores, que passem uma sensação de calma e bem estar, abrindo a porta para a criatividade florescer;
  • é preciso oferecer maior flexibilidade, esta é a palavra de ordem, ambientes que se acomodem rapidamente às diversas necessidades dos colaboradores ao longo do dia;
  • os projetos corporativos ganham uma sensibilidade residencial, e os espaços “ colaborativos ” emergem com mais força, materializando um conceito que decididamente veio pra ficar;
  • a paleta de cores e acabamentos utilizados no mundo corporativo ganha um toque mais suave, criando uma sensação de uniformidade entre a casa e o escritório, encurtando esta distância.

2019

  • com a disseminação dos ambientes “open spaces”, a demanda por locais com maior privacidade e concentração abre caminho para as cabines acústicas e os espaços privados;
  • O tratamento acústico dos demais espaços também ganha protagonismo: placas de material absorvente para aplicação em forros, paredes, superfícies , etc;
  • a arquitetura comercial passa cada vez mais a focar no Ser Humano, se preocupando em projetar espaços mais saudáveis, que permitam a personalização, visando o conforto ergonômico do usuário;
  • esta personalização é alcançadas através do uso de cores, materiais e texturas, resultando em ambientes únicos, capazes de retratar o propósito de cada empresa, e de engajar seus colaboradores.

Podemos concluir que muito do que estamos vendo acontecer hoje já era uma tendência… e quem sabe até afirmar que na verdade esta pandemia apenas acelerou o processo…

A pergunta é: já estamos preparados?

Não pretendemos aqui prever o futuro, muito menos ditar as regras para esta retomada, mas num momento como o que estamos vivendo, em que as mudanças que se apontam a frente geram tantas incertezas, a Valeflex, em função de todo o conhecimento adquirido em seus quase 18 anos de atuação no mercado corporativo, tem a certeza de poder contribuir positivamente junto a seus clientes, especificadores, colaboradores e parceiros.

Um Novo Olhar

Segundo Carlos Wizard, presidente do Grupo Sforza, um dos principais empresários brasileiros da atualidade, daqui pra frente “as empresas deverão se Reinventar, se Redefinir e valorizar muito mais o Ser Humano”.

Pois sem pessoas não existem empresas!

A Retomada

O isolamento nos levou a buscar novas formas de se trabalhar, de se socializar e de se estar bem em casa, fundamental para a manutenção de nossa saúde mental.

Mas para retornarmos aos Espaço de Trabalho, será necessário oferecer segurança aos nossos colaboradores, com foco no seu bem-estar.

Espaço Físico em Casa

Sabemos da dificuldade em engajarmos a equipe em nosso propósito, e que o distanciamento acaba se tornando um inimigo nesta hora, mas será que a presença física é necessária o tempo todo? Quais funções podem ser desempenhadas em Home Office, sem prejuízo a qualidade do trabalho?

Adotar diferentes turnos de trabalho, com variações nos horários de entrada e saída do escritório, ou até mesmo de dias da semana, poderão ajudar neste momento.

A definição de regras para o trabalho em Home Office deverão ser compartilhadas entre todos: horários, dress-code para reuniões on line, mecanismos de gestão e controle, metas, e a disponibilização de computadores, mesas e cadeiras adequadas para o bem-estar do colaborador, mesmo em casa, serão importantes.

Espaço Físico no Escritório

Aqui, de igual importância será repensarmos o uso do Espaço Físico.

No escritório, novas regras deverão ser colocadas em prática:

  • estabelecer o distanciamento seguro entre as pessoas, em tempo integral;
  • redefinir critérios de comportamento no ambiente de trabalho;
  • estabelecer regras de utilização dos espaços de uso coletivo
  • (salas de reunião, áreas colaborativas, de descompressão…);
  • repensar o layout das estações de trabalho, fazendo um escalonamento, de modo a garantir um distanciamento maior entre elas;
  • instalar divisores de proteção nas estações já existentes, na altura segura de 55cm, ou priorizar a aquisição de novos postos de fabricantes que já ofereçam esta possibilidade.

Higiene e Saúde

Neste momento em que ainda não se tem uma vacina que possa garantir a imunidade, a conscientização será o melhor caminho, na medida em que o percentual de engajamento dos colaboradores fará a diferença. A determinação clara de novos protocolos de higiene nas empresas será fundamental.

A obrigação do uso de máscaras durante o horário de trabalho, a medição de temperatura, o monitoramento de pessoas doentes, a intensificação da limpeza, principalmente em áreas de alto tráfego, e o direcionamento do fluxo de pessoas para grandes escritórios são algumas de nossas sugestões para maior segurança.

Disponibilizar Estações de Higienização antes do acesso aos espaços de trabalho será importante para que se possa exigir a participação de todos nesta fase.

Infraestrutura e Tecnologia

Para um retorno seguro as empresas, ainda será necessário:

  • providenciar a limpeza e desinfecção dos sistemas de ar condicionado, mas priorizando, quando possível, a circulação do ar externo nos ambientes, mantendo as janelas abertas;
  • dar preferência a uso de tecnologias que reduzam o contato das mãos, fazendo uso de sensores de presença para iluminação, torneiras, saboneteiras, mictórios, válvulas de bacias, etc;
  • optar por materiais de fácil assepsia, com uma rotina mais frequente de limpeza, principalmente nas áreas de contato;
  • possibilitar o uso de novas tecnologias como realidade virtual, reuniões on line e acesso remoto;
  • implementar protocolos e ferramentas que garantam a segurança das informações. Se necessário, alocar.

Sentiu que algo do exposto aqui vai ao encontro de seus questionamentos neste momento ?

Também compartilha da opinião de que não há como continuarmos a agir da mesma maneira como agimos até aqui?

Vamos juntos Ressignificar tudo isso…

Quer conversar conosco?